Um pouco de Música!!

sábado, 24 de abril de 2010

Treinamento Docente Online

As modificações pelas quais passam a sociedade e consequentemente a educação colocam os professores diante de desafios que certamente exigirão uma grande capacidade de adaptação a novos processos e métodos de trabalho. A maioria dos professores deverá conviver com condições de trabalho e com novos contextos profissionais, além de assumir novos desafios intelectuais, sociais e emocionais, bastante diferentes dos que caracterizavam o contexto educacional no qual aprenderam seu oficio.
Antenados nesta perspectiva, uma utilização pedagógica do computador, é a a criação de sites com informações diversas a fim de facilitar os processos educativos e prestando serviços aos interessados participantes da comunidade. Um ambiente  onde professores, alunos, funcionários e membros da comunidade podem se comunicar e terem ao seu dispor serviços diretos que antes só eram fornecidos na secretaria ou no ambiente escolar.
Conexão Educação
A função do gestor-multiplicador é capacitar a comunidade escolar para a eficiente integração das tecnologias no ambiente escolar.  Por isso, estou disponibilizando um PPS explicativo para a utilização dos Docentes do Estado do Rio de Janeiro interessados  na apropriação do uso tecnológico como ferramenta produtiva à favor da educação.

Visualise também o vídeo tutorial apresentado  pelo CDTERIO (Coord. de Tec Educacional RJ) no Youtube. 
http://www.youtube.com/user/CDTERIO?feature=mhw5

 "“Coisas” tecnológicas não fazem sentido sem saber como usá-las, consertá-las e fazê-las “(BELLONI, 1999).
                                                                                                                     Bom Trabalho!!


 

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Portal do Professor

“O professor exerce um papel central na aprendizagem do aluno, por ser ele quem decide o "o que" e o "como" acontece na sala de aula. “
Por isso, o MEC está disponibilizando um portal com diversos recursos para enriquecer e dinamizar o processo educativo. Para ter acesso ao Portal é necessário fazer um cadastro e entrar com usuário e senha.
 http://portaldoprofessor.mec.gov.br
O Portal do Professor reune em um só local na web um conjunto de recursos:
  •  Multimídia (vídeos, áudios, animações, simulações, imagens, outros);
  •  Interação e Comunicação (fóruns, blogs, chat, outros);  
  •  Acesso às informações e conhecimento (cursos, links, materiais de estudo, notícias educacionais e aulas)
  •  Ferramenta colaborativa para criação de sugestões de aulas para enriquecer a atuação profissional e contribuir para a aprendizagem do aluno.
Todos os materiais estão disponíveis para download.  Um ótimo espaço para pesquisa, interação, colaboração e construção de conhecimento.  Eu já utilizo.
Participe você também!!
Veja o Slide de divulgação no link:  http://www.scribd.com/doc/29552435/Portal-Do-Professor

Portal Domínio Público

Divulgando...
O Portal Domínio Público é uma biblioteca digital, cujos conteúdos estão originariamente em forma eletrônica e  podem ser acessados por qualquer computador com acesso à internet.  Lá você encontra a reprodução integral das obras em diferentes tipos de mídia: texto, imagem, som e vídeo.
Os arquivos  estão disponibilizados em formatos acessíveis (pdf, jpg, mp3, mpg, etc.).
A consulta ao acervo pode ser feita por diferentes tipos de entrada: critérios tabelados (mídia, categoria, autor, título e idioma), nome do autor e busca por conjunto de caracteres no corpo do texto...

O Portal Domínio Público possui obras do mundo inteiro acessíveis num único local.  Vale a pena conferir!!
Para saber mais  http://www.scribd.com/doc/29548738/Apresentacao-Dominio-Publico